Pelo facto de ter sido convocada uma reunião sindical, para o dia 18 de janeiro de 2023, quarta-feira, período da manhã, vem o Diretor alertar as crianças, os alunos e os encarregados de educação que, neste período, poderão não estar reunidas as condições mínimas (atividades letivas, segurança, vigilância, fornecimento de refeições, entre outras) para a abertura e funcionamento dos estabelecimentos de ensino do agrupamento.
No dia 9 de dezembro, os alunos de diferentes turmas do 4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos, da Escola n.º 1 de Cercal do Alentejo, foram surpreendidos quando a peça de teatro “O nosso 1.º de Dezembro” lhes entrou pela sala dentro.
Vestidos de “conjurados”, com espadas, capas e chapéus, nós (os alunos do 6.º B) invadimos o Terreiro do Paço, atirámos o Miguel de Vasconcelos pela janela afora e mandámos a Duquesa de Mântua para a PRISÃO.
Foi uma experiência divertida e esperamos que tenham gostado.
No dia 25 de novembro, os alunos de 6.º ano participaram na atividade “Forças (In)visíveis” dinamizada pelo Centro de Ciência Viva do Lousal, para assinalar a Semana da Ciência e Tecnologia. Os alunos realizaram atividades relacionadas com magnetismo e eletricidade, com materiais que permitem explorar estas propriedades. A atividade resultou da articulação entre a Biblioteca Municipal de Santiago do Cacém e a Biblioteca Escolar.
No âmbito da atividade Laços de afeto, os alunos do 6º A e 7º B realizaram uma atividade na Casa do Povo de Cercal do Alentejo , levando aos nossos idosos histórias de Natal, poemas assim como bons momentos de conversa entre gerações.
Também os mais crescidos partilharam com os nossos alunos , as suas tradições de Natal e como era diferente esta época na sua infância.
Alguns, mais destemidos, cantaram canções , recitaram poemas e ouviram também as músicas cantadas pelas alunas Susannah Marbus e Isis Camacho (que, diga-se , estiveram muito bem!).
Posteriormente, os alunos do 5 º A e 6º anos levaram postais de Natal elaborados por eles aos idosos que muito apreciaram este gesto.
Ficou , desde logo , combinado outro encontro entre gerações para continuar estas conversas.
As professoras Palmira Martins e Margarida Santos acompanharam esta atividade e agradeceram à Casa do Povo , a disponibilidade em receber e colaborar de imediato com esta ideia. Fica o compromisso de regressar!!