Ontem, dia 17 de novembro, as crianças do Pré-Escolar e do 1.º ciclo foram assistir a uma peça de teatro. O título da peça era “O João Pateta!”. Começou com o João Pateta a ler a sua própria história. Era sobre um menino chamado João Pateta. Em primeiro lugar, a mãe do João pediu-lhe para ir à feira comprar uma foice. No regresso ele veio girando a foice e a foice foi-se e cortou metade da lã de uma ovelha do vizinho. A mãe, quando soube, disse-lhe que ele tinha de ser mais esperto e tinha de guardar bem as coisas. Devia ter guardado a foice na pilha da carroça do vizinho. De seguida, a mãe mandou-o comprar agulhas e quando estava a voltar, o João pôs as agulhas na palha da carroça do vizinho.
Como precisavam de dinheiro, a mãe pediu-lhe para ir à feira vender a galinha Glória e só aceitar a segunda oferta.
Mais uma vez, foi enganado e recebeu de pagamento um botão de semente. Como continuavam sem dinheiro, a mãe mandou-o vender a vaca pelo preço mais alto.
O João vendeu a vaca. Como a mãe lhe pediu em troca um escadote, e mais uma vez, não trouxe dinheiro, foi enganado.
Mais uma vez, a mãe ficou triste e descontente.
De repente, apareceu uma fada dos sonhos que lhe deu uma receita para fazer aparecer dinheiro numa árvore.
Com uma ajudante, o João seguiu a receita e nasceu uma árvore com dinheiro.
A mãe resolveu os seus problemas financeiros e o João era “Pateta” porque tinha bom coração, acreditava nos outros e deixava-se manipular facilmente.