+351 269 949 552

Mês: Dezembro 2025

Semana da C&T – atividade com o 6.ºA

No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, decorreu, na passada 5.ª feira, dia 20, na Escola Básica n.º1 de Cercal do Alentejo, uma atividade laboratorial desenvolvida por alunos da Escola Tecnológica do Litoral Alentejano (ETLA) para a turma do 6.ºA. Aqui ficam as opiniões dos alunos sobre a atividade e as imagens.

Quando entrei na sala de Ciências, vi que havia mesas cobertas com jornais e muitos corantes e glitterns coloridos. Uma senhora da ETLA sorriu e disse “Hoje vamos fazer bolas saltitonas”.

Sentei-me e comecei a olhar tudo que estava na minha frente: havia cola, corantes de várias cores, glitter e ativador. A senhora explicou e começamos a fazer a bola saltitona. Primeiro pusemos um pouco de cola no copo. Depois escolhemos a cor e juntei um pouco de glitter e mexemos. Mexi a mistura com o pauzinho de madeira, começou a formar-se uma massa espessa, quase como plasticina quente. Todos os colegas começaram a rir e a comentar as cores e as formas estranhas que apareciam nos copos. Quando a massa ficou firme eu peguei com a mão e estava mole. Depois ficou boa e fiz uma bola para ver se saltava. E saltava e fiz duas bolas saltitonas.

E depois dizemos obrigada às alunas da ETLA.                                                                                      Clara Estulano, 6.ºA

No dia 20 de novembro, na parte da tarde ia eu para a minha aula de Ciências quando a professora disse para nós deixarmos as mochilas ali fora e entrarmos, quando entrei vi 4 meninas e 3 senhoras, uma das senhoras explicou o que íamos fazer. Enquanto explicava disse que aquelas 4 meninas eram alunas de uma senhora, que era professora, elas vinham da Escola Tecnológica do Litoral Alentejana, mas conhecida como ETLA, as professoras e alunas vinham cá à nossa escola e à nossa turma fazer uma experiência.

Nessa experiência fizemos uma bola saltitona, com brilhantes, corantes, água e outros produtos, nós dividimos se em grupos de 5. Eu gostei muito e valeu muito a pena, no final deram nos uma blusa escrita com a palavras ETLA, que nos tinham dado para usar enquanto fazíamos a bola saltitona. 

Espero que elas também tenham gostado de trabalhar com a nossa turma, como nós gostamos de trabalhar com elas.

 

Matilde Matos, 6.ºA

Peça de Teatro “O João Pateta”

Peça de Teatro “O João Pateta”

Ontem, dia 17 de novembro, as crianças do Pré-Escolar e do 1.º ciclo foram assistir a uma peça de teatro. O título da peça era “O João Pateta!”. Começou com o João Pateta a ler a sua própria história. Era sobre um menino chamado João Pateta. Em primeiro lugar, a mãe do João pediu-lhe para ir à feira comprar uma foice. No regresso ele veio girando a foice e a foice foi-se e cortou metade da lã de uma ovelha do vizinho. A mãe, quando soube, disse-lhe que ele tinha de ser mais esperto e tinha de guardar bem as coisas.  Devia ter guardado a foice na pilha da carroça do vizinho. De seguida, a mãe mandou-o comprar agulhas e quando estava a voltar, o João pôs as agulhas na palha da carroça do vizinho.

Como precisavam de dinheiro, a mãe pediu-lhe para ir à feira vender a galinha Glória e só aceitar a segunda oferta.

Mais uma vez, foi enganado e recebeu de pagamento um botão de semente. Como continuavam sem dinheiro, a mãe mandou-o vender a vaca pelo preço mais alto.

O João vendeu a vaca. Como a  mãe  lhe  pediu em troca um escadote, e mais uma vez, não trouxe dinheiro, foi enganado.

Mais uma vez, a mãe ficou triste e descontente.

De repente, apareceu uma fada dos sonhos que lhe deu uma receita para fazer aparecer dinheiro numa árvore.

Com uma ajudante, o João seguiu a receita e nasceu uma árvore com dinheiro.

A mãe resolveu os seus problemas financeiros e o João era “Pateta” porque tinha bom coração, acreditava nos outros e deixava-se manipular facilmente.

E assim termina esta história e a peça de teatro!

Fim!!!

Scroll to top