+351 269 949 552

Notícias

Covid-19 – Informação de dia 14/12

Ao cuidado dos Encarregados de Educação 

Infelizmente mais algumas turmas foram colocadas em confinamento, ou por haver um caso positivo, ou por haver suspeita do mesmo.

A DGS pede-nos que passemos a seguinte informação aos pais:

“Tendo em conta o início da época fria do ano e o consequente aumento na circulação de vírus respiratórios, reforço a necessidade de supervisão dissuasora no uso de máscaras por todos os professores, bem como todos os alunos a partir do 1º ciclo do ensino básico.
 
Tal efeito barreira poderá atenuar fortemente a propagação do SARS CoV- 2 e demais vírus circulantes, sendo uma medida preventiva não farmacológica de importância determinante na proteção daqueles que ainda não foram vacinados e na mitigação dos efeitos nefastos da pandemia nesta época do ano.

Reforço a necessidade de apelar aos pais para que retenham em casa os seus filhos doentes, nomeadamente com “sintomas gripais”, tais como febre, corrimento/congestão nasal, mialgias, tosse , etc, evitando desta forma a disseminação de SARS CoV-2 e demais vírus circulantes nesta época sazonal. Reitero também a importância da desinfeção das mãos e distanciamento, porque só a conjugação simultânea de várias medidas de saúde pública permite ter o impacto que todos desejamos em prevenir a doença, mais do que tratá-la.”

Pedimos ainda que em situação de caso positivo, seja de teste rápido ou PCR, que informem de imediato a escola, para assim contactarmos a autoridade de saúde. Por norma tem sido a escola a alertar a autoridade de saúde para suspeita de casos, e com esta informação, as turmas são colocadas, ou não, em confinamento.

Em caso de dúvidas, a escola não tem autonomia para responder a questões direcionadas com a saúde, pelo que estas devem ser colocadas diretamente à autoridade de saúde ou à Saúde 24.

Apenas iremos  passar as informações que o Delegado de Saúde nos peça para transmitir, sejam orientações para confinar alunos ou turmas, ou de agendamento de testes.

Esta situação que estamos a passar não é boa para ninguém, mas todos estamos a tentar articular e diligenciar para o bem comum. Todos estamos cansados e fartos, mas temos que ter o bom senso e calma para ultrapassar tudo isto.

Mais informações serão prestadas por telefone ou através da página do agrupamento.

Cumprimentos,

O Diretor

Tiago Canhoto

Scroll to top