Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 dezembro)
Assinalou-se no dia 10 de dezembro o Dia Internacional dos Direito Humanos com uma exposição, na Biblioteca, de trabalhos realizados pelos alunos no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, História (no 8.º ano), articulando ainda com a BE.
Os trabalhos sobre a escravatura (8.º ano) ficaram expostos no espaço da Biblioteca e foram projetados os trabalhos dos alunos do 9.º ano sobre a evolução dos Direitos Humanos, ao longo da História, personalidades que se destacaram na luta pelos Direitos Humanos e situações que mostram como ainda hoje estamos longe de alcançar o seu pleno cumprimento.
Também os alunos do 4.º ano, trataram o tema, produzindo trabalhos sobre os Direitos das Crianças.
Restauração da Independência – 1 de dezembro de 1640 (Teatro do 6.ºA)
De manhã, no dia 4 de dezembro, a turma do 6.º A, veio à nossa sala fazer um teatro sobre História de Portugal. O teatro foi sobre o feriado de 1 de dezembro que assinala o dia da Restauração da Independência de Portugal. Nesse dia, estávamos na sala a resolver problemas de matemática, quando, de repente, bateram à porta com muita força. Quando ouvimos os barulhos, ficámos muito assustados! Logo a seguir, entrou a correr um menino, a pedir ajuda, seria o Miguel de Vasconcelos que estava a fugir e a esconder-se dos portugueses. De seguida, entraram muitos portugueses com espadas nas mãos e perguntaram se a turma o tinha visto. Nesse momento, reparámos que tinham fatos daquela época. Todos começaram a andar pela sala à procura dele e a apontar as espadas nas nossas cabeças, logo a seguir, um português encontrou-o e disse:
– Está aqui!
E atirou-o pela janela.
No final, a prima do rei assinou o Tratado entre Portugal e Espanha e ouviu-se gritar “Liberdade!”
O teatro correu muito bem porque a turma do 6.ºA estava muito concentrada, todos sabiam as suas falas, tinham boas expressões e não se distraíram uns com os outros.
Na nossa opinião, correu super bem, ainda não demos esta matéria mas ficámos curiosos por aprendermos mais. Fim!